Marcos Roberto
Gerente de Tecnologia


TVS 4K

Parece que o tempo das TVs de alta definição será menor do que o previsto. Isto porque praticamente todos os principais fabricantes de televisores já apresentaram seus novos modelos com tecnologia 4k. Os televisores 4K, são aparelhos com resolução 4 vezes maior que a resolução atual das TVs FullHD. Uma TV FullHD possui 1080 pixels de resolução na largura, enquanto uma TV 4K possui 3840 pixels.

O grande diferencial desta resolução está na exibição de detalhes. É possível, por exemplo, (dependendo da nitidez e zoom da filmagem), assistir um jogo de futebol, e perceber detalhes da grama.

Aos poucos as TVs 4K estão sendo lançadas para o público final. No Brasil há modelos da Sony já disponíveis para compra. O grande problema, como em toda tecnologia nova é o preço. Porém no decorrer dos anos os preços devem cair popularizando as novas TVs.

Entre os principais recursos das novas TVs, além da resolução, há em alguns modelos, a capacidade de ter telas flexíveis. A Samsung apresentou na ultima CES 2014, evento que ocorreu no início de janeiro de 2014 nos Estados Unidos, uma TV plana com opção de ficar curva ao toque do controle remoto. O objetivo disso é tornar a experiência mais confortável para telespectadores que assistem de frente ou de lado do televisor.

Outro recurso importante é o “upscaling”. O upscaling faz com que filmes em blu-ray com resolução de 1080 ou transmissões de TV em alta definição sejam convertidas e “melhoradas” para o formato 3840, atenuando assim a aparência de falta de resolução.

Mas o grande problema das TVs 4k é o conteúdo. Filmes em 4k são praticamente inexistentes e não há previsão sobre quando as emissoras irão transmitir conteúdo em “Ultra HD”. Entre as prováveis opções de conteúdo está o anúncio da NetFlix que divulgou a produção de conteúdo próprio em resolução 4K, no entanto os primeiros testes serão realizados apenas nos Estados Unidos, e a liberação para o público final ainda deve demorar.

Postado por: Marcos Roberto
Postado em: 03/02/2014 - 14:27:37
(0) comentários
Compartilhe:

 

 

 

Comentários

Não há comentários

 

 

 

 

 

  

 

 

 

  

GRUPO ICONES
Tel 55 - 11 - 2682-7711 - info@icones.ind.br